Isolamento termo acústico

Antes de se avaliar a eficiência dos materiais isolantes é preciso saber o que se quer para o desempenho térmico e acústico do projeto em questão. Dependendo da instalação algumas premissas devem ser colocadas em pauta, como: tipo de utilização, quantidades de pessoas que ocuparão o ambiente, quantidade de calor e ruído gerado internamente, necessidade térmica dos ambientes e instalações, índice de iluminação, ventilação, nível de ruído externo que deverá ser absorvido pela cobertura e fachadas, tipo e sistema do ar condicionado, e, finalmente, clima da região.

Cada projeto tem sua peculiaridade. Por esse motivo é importante observar as necessidades de cada caso. Existem vários tipos de materiais destinados para isolação térmica e acústica, que variam de acordo com sua composição, tipo de aplicação, necessidade a ser atendida (térmica e/ou acústica, proteção ao fogo), desempenho desejado (térmico, acústico e segurança ao fogo), atendimento à normas técnicas, custo etc. Podemos tomar como exemplo as lãs minerais, que pelas suas características podem ser aplicadas em praticamente todas as situações onde os isolantes térmicos e acústicos são necessários. Especificamente para o uso na construção civil, visando isolação térmica e acústica, o isolante térmico é sempre recomendado para as coberturas, fachadas, paredes divisórias e no piso.

Os isolantes térmicos e acústicos atualmente se inserem em conceitos de construções sustentáveis por vários aspectos. O principal deles é a economia de energia (consumo e demanda da edificação). Outro aspecto importante é a durabilidade dos isolantes, pois uma vez incorporados à edificação (principalmente na envoltória) permanecerão pelo tempo que a mesma existir, sem necessidade de substituição ou manutenção, o que reduz a quantidade de resíduos e a demanda de recursos naturais para produzir novamente.

Comentários