Principais equipamentos de segurança que não podem faltar em qualquer canteiro de obras



Capacete de segurança
O mais básico e elementar de todos os equipamentos. Deve ser usado não só pelos operários, mas por todos que estejam dentro da área do canteiro de obras, como engenheiros e arquitetos.

Cinto de segurança tipo paraquedista
Para operários que trabalham em andaimes em alturas superiores a 2 metros.

Protetores auditivos
O uso de protetores auditivos, tanto do tipo plug quanto o tipo concha, é vital para a manutenção da saúde mental dos trabalhadores, além de evitar a surdez ou eventuais danos ao aparelho auditivo.

Máscaras
As máscaras evitam que os trabalhadores inalem a poeira excessiva gerada de corte de tijolos e outros materiais, além de protegê-los contra a intoxicação por produtos químicos usados em pinturas, além do pó originado do cimento das betoneiras.

Luvas
Para proteger as mãos e dedos de cortes com objetos perfurantes, as luvas de raspa são mais recomendadas. Já as luvas de látex, mais frágeis, são apropriadas para o contato com elementos químicos, como cimento e argamassa.

Demais equipamentos
Há uma imensa lista de equipamentos que visa proteger cada uma das partes do corpo, de acordo com as normas técnicas de segurança exigidas pelo Ministério do Trabalho. Há também os equipamentos de segurança coletiva, como as plataformas de proteção, que nem sempre são viáveis para obras de menor porte em função das dificuldades técnicas de instalação nas alturas. Já outros EPCs, como os extintores de incêndio e as faixas isolantes não só são bem viáveis, como obrigatórios.

Conte pra nós a sua experiência com o uso destes equipamentos. Eles já protegeram você ou alguém da sua obra?
Faça o seu comentário: rafengenharia@gmail.com


Comentários