Energia Fotovoltaica: solução limpa!

Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.

O termo "fotovoltaica" vem do grego (Phos), que significa "luz", e em "volt", a unidade de força eletro-motriz, o volt, que por sua vez vem do sobrenome do físico italiano Alessandro Volta, inventor da pilha. O termo "foto-voltaica" tem sido usado em Inglês desde 1849.

A célula solar mais eficiente até agora é uma multi-junção concentradora com uma eficiência de 43,5% produzido por Solar Junction. As maiores eficiências alcançadas sem concentração incluem as da Sharp Corporation em 35,8% usando uma tripla junção em 2009 eBoeing Spectrolab (40,7%, também usando um design de três camadas).

O processo de conversão da energia solar utiliza células fotovoltaicas (normalmente feitas de silício ou outro material semicondutor). Quando a luz solar incide sobre uma célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento, desta forma gerando eletricidade.
A energia fotovoltaica é uma tecnologia 100% comprovada. Sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica já são utilizados há mais de 30 anos.

Com mais de 178 GW instalados globalmente no final de 2016, a Energia Solar teve mais um ano de crescimento impressionante. Depois de anos de crescimento exponencial, o mercado europeu teve um crescimento mais modesto em 2016, com cerca de 7GW de energia fotovoltaica instalados. Esta desaceleração do mercado europeu pode em parte ser explicada pela mudança nos incentivos que agora já não são mais tantos. 

Os mercados de energia solar fotovoltaica vem mostrando um equilíbrio perfeito entre as instalações de grande porte (grandes usinas solares) e a geração distribuída (sistemas instalados em telhados de casas e empresas). Demonstrando essa capacidade única que só a energia fotovoltaica tem de oferecer uma solução para diversas necessidades: desde ligar uma lâmpada de um poste de iluminação com alguns Watts, até oferecer uma alternativa de produção de energia para uma casa ou mesmo uma grande usina solar produzindo energia para milhares de famílias.

China, seguida por Japão e Estados Unidos, hoje são os mercados de energia fotovoltaica que mais crescem, enquanto a Alemanha continua sendo o maior produtor do mundo de energia fotovoltaica, contribuindo com quase 6% da sua demanda de eletricidade.

A energia solar fotovoltaica é agora, depois de hidráulica e eólica, a terceira mais importante fonte de energia renovável em termos de capacidade instalada a nível mundial. Mais de 100 países utilizam energia solar fotovoltaica.

O POTENCIAL DA ENERGIA FOTOVOLTAICA NO BRASIL:
A geração de energia fotovoltaica há muito tempo é vista como uma tecnologia de energia limpa e sustentável, que se baseia na fonte renovável de energia mais abundante e amplamente disponível no planeta - O SOL. O Brasil possui um potência gigantesco para se aproveitar. 

Preços
Impulsionado pelos avanços da tecnologia e o aumento da escala de produção, os custo da energia fotovoltaica tem diminuído de forma constante ano após ano. Em 2016 as células fotovoltaicas atingiram os seus menores preços históricos mais uma vez chegando ao patamar de U$ 0,30/Watt.

Comentários