Testemunhais confirmam: os serviços da RAF Engenharia estão realmente ao alcance de todos.

Já faz algum tempo que estamos levando, por meio da nossa comunicação customizada, a informação de que os serviços de engenharia civil estão ao alcance de todos. Para reforçar esta mensagem, nada melhor do que ouvir e transcrever o testemunhal das pessoas que procuraram por estes serviços, variados inclusive, e podem confirmar esta realidade. Colaboram assim para quebrar um ‘tabú’ que até então existia, ou seja, uma simples consultoria ou um projeto do tamanho que fosse a obra, eram coisas que só pessoas abastadas financeiramente podiam lançar mão.

Tempo e Dinheiro

Para resolver uma questão de drenagem por conta de infiltração, a carranquense Maria Cristina Ribeiro de Souza recorreu aos serviços da RAF Engenharia. Cansada de “tentar resolver” e já contabilizando custos fora do orçamento doméstico, Cristina dirigiu-se ao escritório da RAF e inicialmente recebeu orientações do Engenheiro Renato. Para a surpresa de Cristina, em 15 dias o problema de infiltração estava resolvido com a construção de um muro de arrimo e drenagem devidamente projetada e calculada. Cristina conta ainda que o desembolso foi infinitamente menor do que ela já tinha gasto com as possibilidades aventadas. “Se eu tivesse procurado a RAF Engenharia logo quando identificamos o problema, eu teria economizado muito mesmo”, explica Cristina.

Cada caso, um caso.

É o caso do empreiteiro Anilton José Ribeiro, um carranquense filho de carpinteiro, e que há mais de 20 anos vem construindo e reformando casas na cidade de Carrancas. Ele conta que as obras que realizou até um determinado período da sua vida profissional, foram executadas quase que de forma intuitiva, ou seja, o aprendizado que obteve por um bom período, lhe serviu para depurar conhecimentos de construção. Após a instalação definitiva da RAF Engenharia na cidade, as coisas mudaram para Anilton. “Somos parceiros na verdade, porque tanto o engenheiro Renato faz indicação do meu serviço, como eu recomendo o escritório para os meus clientes. Eu provo para o cliente que um projeto, uma planta, traz uma economia enorme de dinheiro e tempo, claro”.

Projeto de Combate a Incêndio?

Isso mesmo. Um escritório de engenharia civil elabora projetos vinculados à segurança patrimonial. Os estabelecimentos comerciais necessitam, conforme a atividade a ser exercida, de aprovação do Corpo de Bombeiros. Silvio Silva, há mais de 20 anos morando em Carrancas, necessitou desse projeto por exigência do Conselho Nacional de Petróleo - CNP, para que o Corpo de Bombeiros pudessem liberar o alvará de funcionamento da sua empresa de fornecimento de gás GLP. “Em uma área com 350m², tudo foi planejado e projetado conforme as Normas do CNP e dos Bombeiros, tudo para que a minha empresa funcionasse de acordo”, nos conta Silvio.



Regularização de Obra

O também carranquense Valdeci da Silva, sob a demanda da CEMIG, recorreu à prestação de serviços da RAF Engenharia para regularização da obra e averbação da casa, uma necessidade para que a empresa de fornecimento de energia elétrica pudesse completar o serviço com o fornecimento de eletricidade na sua casa. “O projeto ficou pronto em pouquíssimos dias e logo foi encaminhado para a Cemig, isso foi em março deste ano. Um mês depois já estávamos regularizados e abastecidos de energia elétrica lá em casa”, conta  Valdeci.




Inexperiência que gera experiência

Cláudia Mara Nogueira, moradora da cidade desde 2007 passou por algo que podemos considerar como ‘comum’ acontecer diariamente. Ao decidir construir sua casa, onde reside, empreitou por conta e risco uma obra que lhe custou não só um dinheiro além do orçamento, mas um desgaste físico e emocional. 481m² de obra que lhe tirou o sossego, porém, lhe trouxe ensinamentos para tocar sua próxima obra. Em breve, Cláudia irá inaugurar ‘um sonho’: Espaço de Convivência “Doce Raio de Sol”. Educação física literalmente. Alinhamento da mente e do corpo para crianças, jovens e idosos, por meio do esporte e espaço adequado e preparado para tais atividades. A principal atividade está embasada na formação acadêmica de Cláudia, e na sua paixão pela natação. “A inexperiência da minha primeira obra que é a minha casa hoje, me deu bagagem para encarar esta obra de cunho social, um sonho. A solução que deveria ter sido lá naquele primeiro momento, é a que lancei mão desta vez, ou seja, entregar a elaboração do projeto e a execução da obra para a RAF Engenharia . Economizei tempo e promovi tranquilidade para a mim”, detalha Cláudia.

O que podemos concluir? Que nem sempre o remediável é melhor remédio. Que buscar orientação profissional é o melhor caminho em todos os aspectos da nossa vida. Que o barato sai caro, diz assim o dito popular.