Compromisso social realizado por um profissional

O nome dele é Geovani Francisco de Almeida Barbosa, formado em Educação Física pela Faculdade Gammon e aos 31 anos de idade com muita vitalidade e disposição para encarar um desafio para o bem da comunidade jovem carranquense: a prática de esporte como um meio de atividade longe de aparelhos eletrônicos e vícios.
Lotado na Secretaria Municipal de Esportes a pouco mais de um ano, o Prof. Geovani implanta importantes projetos para a cidade, que vagavam em sua mente durante o período acadêmico. “Eu fui amadurecendo ao longo do período de faculdade, ideias e possibilidade de me manter residindo em Carrancas, e fazer dos benefícios para os nossos jovens, a minha atividade profissional”, explica Geovani.
Adorado pelas turminhas do volei feminino, Geovani emplaca bons resultados na atividade e a sua comunicação com as diversas faixas etárias as quais ele prepara e orienta duas vezes por semana na quadra do Poliesportivo.
Às quartas e sextas-feiras, setenta meninas entre 6 e 15 anos passam a tarde praticando volei. “Aprendem, treinam, competem entre si para criar o espírito de competitividade na quadra e na vida”, conta Geovani.


O Volei Feminino é um dos projetos levados para pelo professor ao poder público carranquense, e não para por aí.
As turmas são divididas em três faixas etárias distintas: de 6 a 9 anos, de 10 a 11 anos, e de 12 a 15 anos. Esta última, já participa de alguns confrontos regionais, descompromissadas com posicionamento no ranking, mas é de fundamental importância para elas e para o professor Geovani, a experiência que as meninas do volei já podem viver e sonhar com um futuro pelas quadras brasileiras e quem sabe até fora das nossas fronteiras. 
“Quero seguir em frente com o volei, já sonho em me tornar profissional”, comenta com entusiasmo e brilho nos olhos, a jovem Sayonara Cristina Ferreira de 14 anos, cursando o 9º ano e que faz planos paralelos como formar-se em medicina ou veterinária.

A rotina diária do professor Geovani, inclui visitas nas comunidades para incentivar os nossos jovens idosos, ou se preferir ‘turminha da melhor idade’, à prática de atividade física nas praças aonde encontram-se equipamentos de ginástica, instaladas pelo projeto federal “Academia da Saúde. O exercício físico regular proporciona uma infinidade de benefícios para a saúde, incluindo melhorias na pressão arterial, diabetes, osteoporose e nas funções neurocognitivas. “Um corpo forte e saudável combate qualquer tipo de infecção e, assim, as doenças são curadas de forma mais fácil e também em menor tempo. A ginástica para idosos exerce essa ação no sistema imunológico, o que pode evitar que uma simples gripe vire um grande problema” explica Geovani.
Para quem está na faixa intermediária, ou seja, entre as jovens do volei e a turma da melhor idade, todas as segundas e quartas-feira, das 20h às 22h, homens e mulheres podem praticar volei com orientação profissional do professor Geovani. Não é preciso inscrição, é só chegar com vontade e disposição.
O campeonato municipal de Futsal em diversificadas categorias também está na coordenação de Geovani.
Incansável e sempre sorridente, Geovani vem mudando hábitos entre os jovens carranquenses, dispostos a colocar motivos saudáveis em suas vidas.

Comentários